terça-feira, 26 de março de 2013


Algumas informações sobre o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.
Ø Por que esse programa vai ser trabalhado através de formação continuada?
Por ser a formação continuada vista como uma das vias principais de acesso á melhoria da qualidade do ensino
Ø Por que formação contínua e não formação inicial?
Porque a formação inicial se dá quando o estudante em Pedagogia, por exemplo, atua desempenhando a função de docente dando ênfase à teoria, e a formação contínua é aquela em que a relação passa a ser entre profissionais, dando ênfase a prática. A opção da participação na formação passa a não ser tomada individualmente. (passa a fazer parte das suas funções enquanto profissional).

Ø Quais as propostas (princípio) do Pacto pela Alfabetização?
1-    Prática da reflexividade: fazer com que o professor tome a sua prática pedagógica como reflexão.
2-    Mobilização dos saberes docentes: vivência na formação continuada dos saberes já existentes.
3-    Formação da Identidade profissional: Aspectos que relacionam a pessoa que ensina ás suas histórias e memórias.
4-    Socialização: Mostrar que os professores não trabalhará sozinho, estarão sempre em contato com pais, alunos, diretores e com os seus pares.
5-    Engajamento: Provocar os professores com questionamentos diferentes para que os mesmos se sintam parte do processo.
6-    Colaboração: Rompimento do individualismo, trabalho coletivo.

Ø Em quais pilares o Pacto estará pautado?
O Pacto pela Alfabetização se pautará nos 3 pilares de formação continuada:
- Conceber o professor como sujeito inventivo;
- Propor situações formativas que o desafiem;
- Levar o professor a buscar alternativa para o fazer pedagógico;



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